Design Oriundi – a influência italiana no design brasileiro

O Design Oriundi, se propoe mapear as inovações, abordagens, filosofias e conceitos trazidos pela cultura italiana ao nosso design, mas também à cultura, indústria e economia, e a iT Projetos foi convidada pela Fabiola Bergamo curadora do evento para participar. Tanto Tania como eu temos descendencia italiana, Tania bisavô materno (Angelo Reina) da Catania, Sicilia e bisavó (Carolina Mirizola) da Sicilia; meus bisavos maternos, (familia Dulcinio) , são da região da Calábria

Nossa descendência italiana é reforçada, seguramente, pela profissão que escolhimos e pela nossa procura de construir a nossa historia com as referencias, costumes e estilo de vida italiano.

Mas também é impossível fazer design contemporâneo sem ter influencia direta dos descendentes italianos, nos produtos escolhidos para a mostra compartimos design e produção com  descendentes de italianos. No desenvolvimento e produção também estão envolvidos Pedro Paulo Franco e ALOTOF, Fernando Bottene da Via Luz, Rafael Paolini da Tiva Design em Bambu e a empresa Ronconi.

Produtos selecionados:

Luminaria XaT – lâmina de bambu, lâmpada LED*, acrílico, o-rings* e conector de fio plástico

A luminária XaT foi desenvolvida a partir da preocupação com à desmaterialização, flexibilidade de uso e desmontabilidade. Utiliza o mais contemporâneo em tecnologia de iluminação combinado com bambu laminado e acrílico. Os componentes são fixados através de o-rings, que também possibilitam a mudança de posição da luminária. A montagem da peça é muito simples, não tem parafusos nem fita isolante, facilitando o conserto se necessário e a desmontagem no final do ciclo de vida.

Luminária selecionada para participar das Mostras: Produtos Imperfeitos no Museu da Casa Brasileira e Projeto CONTEM, ambos no ano 2011 na cidade de Sao Paulo

Luminaria Casulos – Cascalho de pedras brasileiras, cabo de aço inox e lampadas LED

Em parceria com grupos de artesãos do Programa de Geração de Renda do SemiÁrido Baiano, foi desenvolvida esta linha de luminárias com resíduo de mineração de pedras brasileiras e fios de aço. Os casulos são o resultado de uma pesquisa de trançados e efeitos luminosos utilizando cascalho de pedras e carregadores de cellular design.

Luminárias selecionadas para participar das Mostras

Projeto Remade in Brasil 2007 – Remade International. Buenos Aires, Argentina 2008

Brasil é Cosî – Milan Design Week – Salone Internacional do Móvel da cidade de Milão 2009 – Itália

Poltrona Homeless – Mobiliário Residencial

A poltrona under construction homeless tem como proposta conceitual desenvolver um  novo modelo de uso e relacionamento do usuario. A poltrona tem uma estética original e esta continuamente mudando e evoluindo e acordo com a intervenção do usuário.

A peça está em constante metamorfose, sempre under cosntruction…

Produto selecionado pela Marva Griffin curadora do Salone Satellite para participar da edição 2010 do Salone Satellite – Milan Design Week – Salone Internacional do Móvel da cidade de Milão 2010 – Itália

Anúncios

Sobre itprojetos

escritório de desenvolvimento de projetos e produtos socioambientalmente responsáveis

Um Comentário

  1. Pingback: a influência italiana no design brasileiro « christian ullmann

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: